Qualidade Curricular no Contexto da Teoria da Atividade

JosA© Ricardo Campelo Arruda

Resumo


Este artigo apresenta um modelo sistêmico de desenho curricular com contribuições da teoria da atividade, utilizando o método estrutural-funcional para estruturar o conteúdo e com as regularidades da atividade de estudo, a qual propicia o domínio do processo de assimilação, ao exercer a ação mediadora entre o objeto de estudo e o sujeito da ação, além de desenvolver nos educandos habilidades, hábitos e competências para lidar com situações concretas da sua vida produtiva.

A proposição básica deste modelo é o desenvolvimento de um conjunto de ações integradas, que, ao serem implementadas, eliminarão a dicotomia conteúdo-método, teoria-prática, instrução-educação e concreto-abstrato, de modo a formar nos estudantes o pensamento teórico-científico. Definem-se o modelo sistêmico organizacional do currículo e seus componentes estruturais, articulando-os de modo que cada um deles se subordine às regras do todo para atingir os objetivos do ensino.


Palavras-chave


Teoria da atividade; Curriculo; Atividade de estudo; Aprendizagem



DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v2i5.65



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

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  2. EBSCO - Information Services

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  8. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  9. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.