Abordagem do Ciclo de Politicas e Suas Contribuicoes para Analise da Politica de Avaliação em Larga Escala

Almir Paulo dos Santos

Resumo


 

O objetivo deste trabalho e apresentar as contribuicoes do Ciclo de Politicas, como metodo de analise de politicas educacionais, no contexto da politica de avaliação em larga escala, a partir das leis de criação dos sistemas municipais de ensino. Foram focalizados dois municipios com diferente Indice de Desenvolvimento da Educação Basica no Estado de Santa Catarina, identificando as dificuldades e implicacoes que as avaliações promoveram na educação municipal. O Ciclo de Politicas e um metodo para analise de politicas, formulado pelos sociologos Stephen Ball e Richard Bowe, utilizado em diferentes contextos, como referencial teorico-analitico para estudo das politicas educacionais. A partir do Ciclo de Politicas, identíficou-se que as avaliações em larga escala, estao presentes no contexto do curriculo escolar, porem, ainda persistem muitas dificuldades em conduzir o processo avaliativo a partir das práticas escolares. Salienta-se a necessidade da articulação das politicas de educação municipal com suas unidades escolares, para que possam conduzir o processo avaliativo, de maneira eficaz, focalizando a qualidade na educação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i18.391



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