Avaliação de um Site de Saúde

Marianne Zelmanowicz de Abreu, Christina MarA­lia Teixeira da Silva

Resumo


O artigo foi elaborado a partir de uma Dissertação de Mestrado cujo objetivo geral foi avaliar a qualidade de um site e o grau de satisfação por ele alcancado junto aos seus usuarios. A metodologia escolhida para desenvolver o estudo avaliativo e de natureza quantiqualitativa e a analise dos dados foi feita por meio de estatistica descritiva, envolvendo a elaboração de tabelas e graficos, bem como o calculo de medidas. Visando responder às questoes do estudo, foram obtidos dados junto aos usuarios do site, assim como aqueles provenientes do julgamento de especialistas. Para a obtencao dos dados foram utilizados uma Ficha de Avaliação de Sites e um Formulario Eletrônico disponibilizado no site. Os resultados do estudo indicaram que o site e de boa qualidade tanto no julgamento dos especialistas, quanto na opiniao de seus usuarios. Verificou-se, tambem, que ele atende as expectativas dos usuarios, que mostram alto nivel de satisfação em relação ao conteúdo nele disponibilizado. No estudo, sao feitas recomendações no sentido de aprimorar a qualidade do site.


Palavras-chave


avaliação-saúde-internet

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i2.26



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

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  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.