Avaliação de políticas públicas e metodologias participativas: potencialidades para compreensão dos impactos de um programa habitacional

Mariana de Lima Campos, Tamiris Cristhina Resende

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o método de pesquisa empregado em uma pesquisa realizada em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) de Viçosa, Minas Gerais. Inicialmente, a pesquisa buscou avaliar os resultados do Trabalho Social realizado a partir dos processos de representação e ressignificação dos beneficiários sobre o espaço habitado e os eixos abordados nas ações propostas de intervenção do programa. O método de pesquisa adotado privilegiou uma perspectiva qualitativa e metodologias participativas e evidenciou suas potencialidades para uma compreensão mais ampla dos resultados do programa considerando a realidade habitacional vivenciada pela população beneficiada em âmbito local. A partir da avaliação realizada foi possível tecer observações sobre a realidade dos conjuntos habitacionais e compreender a efetividade e o impacto das ações implementadas do Programa habitacional na realidade específica de Viçosa, considerando não apenas as metas previstas, mas, sobretudo, seu resultado e efetivas mudanças na vida da população beneficiada.

Palavras-chave: Avaliação de Políticas Públicas. Metodologias participativas Análise de políticas públicas. PMCMV. Realidade habitacional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2475



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.