O Enade como instrumento de avaliação do conhecimento de estudantes dos cursos de química no Brasil

Paulo César Geglio, Dayse das Neves Moreira

Resumo


O trabalho consiste em uma discussão sobre o Enade, focalizando o desempenho dos estudantes dos cursos de química. Para isso, foram analisados os percentuais de acertos deles nas questões específicas dos conteúdos de química, presentes nos relatórios sínteses dos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014 disponíveis no site do Inep. Os dados revelam que os estudantes apresentaram nível elevado de dificuldade nessa parte da prova e a média do percentual de acertos nessas questões é de 28. Os estudantes afirmaram, nos questionários sobre a prova, que as dificuldades deles não são em relação aos conteúdos, mas quanto à forma como são apresentados nas questões (itens), que tendem a ser elaboradas na perspectiva de situações-problema, com a intenção de avaliar a competência dos estudantes em entender e resolver uma problemática.

Palavras-chave: Conteúdos de química. Desempenho de estudantes. Enade.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2465



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.