A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios

Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Henrique Pott Junior

Resumo


As reflexões acerca da formação médica vêm ganhando destaque nos últimos anos, em especial pelo desafio de formar um profissional que seja capaz de atender as demandas sociais e técnicas. Neste cenário, um tema que não pode ser deixado de lado é a importância da avaliação discente como aspecto fundamental no processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando sintetizar as evidências encontradas sobre a avaliação discente na graduação médica, destacando suas possibilidades e tendências pedagógicas. Na análise apresentada, é possível considerar que a temática da avaliação na área médica é recente, mas vem ganhando destaque no âmbito científico. No entanto, necessita-se de maiores investigações, em especial com relação ao impacto da implementação de novas propostas avaliativas sobre alunos e professores.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação médica. Educação de graduação em medicina.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2430



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.