Avaliação da pertinência do programa Mais Médicos na Atenção Primária à Saúde no Brasil

Lêda Zorayde Oliveira, Marly Marques Cruz, Alessandro Jatobá, Andreia Ferreira Oliveira

Resumo


Com o intuito de expandir a Atenção Primária à Saúde no país, considerando as dificuldades em promover a fixação de profissionais médicos em áreas de escassez, o Programa Mais Médicos foi criado em julho de 2013, com o objetivo de garantir acesso com qualidade nos serviços de saúde e qualificar o desenvolvimento de práticas de promoção da saúde, auxiliando na reorientação do modelo de atenção. Sendo assim, o presente artigo busca avaliar a pertinência do programa como estratégia para fortalecimento da atenção primária, a partir da análise da adequação dos problemas de atuação e objetivos estabelecidos, verificando em que medida as ações adotadas têm capacidade de abordar problemas prioritários. A escolha dos problemas foi considerada pertinente pelos participantes do estudo, assim como a capacidade de ação do programa. Ainda que os problemas sejam pertinentes na contribuição da melhoria da qualidade da atenção primária, algumas causas identificadas podem reduzir a pertinência da intervenção, sendo necessárias ações de ampliação e reformas educacionais que formem profissionais para uma prática não prescritiva, voltada para uma atenção colaborativa e centrada na família.

Palavras-chave: Avaliação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Recursos Humanos em Saúde. Sistema Único de Saúde.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2427



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.