Avaliação do Edital de Selecao de Professores de Primeiro Segmento do Colegio Pedro II

Teresa Lúcia Palmeiro Cysne Pereira, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar os editais de selecao de professores de Primeiro Segmento do Colegio Pedro II dos anos de 2007, 2008 e 2009 com a intencao de colaborar na adequação desses novos profissionais com a missao institucional. Da abordagem avaliativa proposta por Stufflebeam e outros colaboradores (1971) conhecida pelo anagrama CIPP (contexto, insumo, processo, produto), utilizou a avaliação do produto, tendo em vista que uma de suas premissas e procurar diminuir o hiato entre o pretendido e o real. Iluminou, assim, a trajetoria para o atendimento às questoes avaliativas formuladas: (1) em que medida as selecoes atuais estao conseguindo avaliar as competencias necessarias de seus novos professores? (2) ate que ponto as competencias exigidas nas selecoes de 2007, 2008 e 2009 contribuiram para que o professor estivesse em sintonia com a missao institucional? Foi utilizada a analise documental dos referidos editais com base nos padroes de avaliação desenvolvidos pelo Comite Conjunto de Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation), alem de questionarios aos profissionais que atuaram direta ou indiretamente na selecao desses professores (Diretora-Geral, Diretora de Ensino e Banca Examinadora). O estudo avaliativo mostrou que as competencias exigidas nas referidas selecoes contribuiram parcialmente para que os novos professores estivessem em sintonia com a missao institucional, pois faltaram, no documento oficial que normatiza a selecao, o edital, informações claras a respeito da missao e do perfil profissional almejado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i18.232



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