O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES

Ivy Silva Costa, Isabella Stroppa Rodrigues, Suely de Fátima Ramos Silveira, Cristiana Tristão Rodrigues

Resumo


Dada a relevância da temática e da avaliação de programas e políticas públicas, esta pesquisa buscou analisar e mensurar o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre as notas dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil. A pesquisa adotou um método de avaliação de impacto, conhecido como pareamento, baseado no escore de propensão (propensity score matching), utilizando os microdados da Sinopse Estatística do Enade. Os resultados mostraram que o FIES abrange uma quantidade considerável de estudantes, principalmente que estudaram o ensino médio em escola pública. Também encontrou um impacto positivo do FIES sobre o desempenho dos estudantes no Enade, que permite inferir que, ao acessar o financiamento, mais jovens estão tendo a oportunidade de realizar um curso de nível superior, apresentando bom desempenho escolar, o que pode contribuir para a melhoria pessoal e para alcançar melhores condições sociais no futuro.

Palavras-chave: Propensity Score Matching (PSM). Avaliação de impacto. Política pública educacional. FIES. Enade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2274



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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