A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores

Jose Augusto Lourenco, Maria Beatriz Gomes Bettencourt

Resumo


A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação.

Palavras-chave


Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.220



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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