Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente

Marcia Zampieri Grohmann, Zulmar Belmonte Nascimento, Daiane Lindner Radons

Resumo


A partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do servico prestado pelas Instituicoes de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente na percepcao do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionarios aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que ha concordância, por parte dos docentes, com a estrategia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepcao menos favoravel em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questoes sobre o nivel de conhecimento da comunidade universitaria. A interferencia do perfil dos docentes na avaliação das dimensoes e fraca (15%), sendo que a dimensao mais afetada e a da lideranca (27%) e a menos afetada e a da participação e comprometimento (6%).

Palavras-chave


Avaliação, Docente; Instituicao Ensino Superior

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.218



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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