Auto Avaliação Institucional em uma Instituição Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente

Marcia Zampieri Grohmann, Zulmar Belmonte Nascimento, Daiane Lindner Radons

Resumo


A partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do serviço prestado pelas Instituições de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influência do perfil do respondente na percepção do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionários aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que há concordância, por parte dos docentes, com a estratégia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepção menos favorável em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questões sobre o nível de conhecimento da comunidade universitária. A interferência do perfil dos docentes na avaliação das dimensões é fraca (15%), sendo que a dimensão mais afetada é a da liderança (27%) e a menos afetada é a da participação e comprometimento (6%).

Palavras-chave


Avaliação, Docente; Instituição Ensino Superior

Texto completo:

PDF PDF Espanhol

Referências


ANDRIOLA, W. B.; SOUZA, L. A. Representações sociais dos gestores e dos técnicos das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará(UFC) acerca da autoavaliação institucional. Avaliação (Campinas), v.15, n.2, p.45-72, 2010.

AUGUSTO, R.; BALZAN, N. C. A vez e a voz dos coordenadores das CPAS das IES de Campinas que integram o SINAES. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.4, pp. 597-624. ISSN 1414-4077.

BATISTA, M. A.; FREITAS, M. F.; OLIVEIRA, M. I.; ALMEIDA, E. E. Avaliação institucional no ensino superior: construção de escalas para discentes e docentes. Avaliação (Campinas), v.18, n.1, p.201-218, 2013.

BELLONI, I. A Função Social da Avaliação Institucional. In: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. I. Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000.

BRASIL, A. R.; BARBOSA, C. I. V.; RODRIGUES, F. P. M.; BLOIS, M. D.; CUNHA, M. S.; XAVIER, R. T. O. O processo da avaliação institucional como multiplicador de iniciativas para o aperfeiçoamento docente: 2ª parte. Avaliação (Campinas), v.12, n.4, p.663-684, 2007.

CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Orientações gerais para o roteiro da autoavaliação das instituições. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

FRANCISCO, T. H. A.; MELO, P. A.; NUNES, R. S.; MICHELS, E.; AZEVEDO, M. I. N. A contribuição da avaliação in loco como fator de consolidação dos princípios estruturantes do SINAES. Avaliação (Campinas), v.17, n.3, p.851-876, 2012.

HAIR, JR., J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre, Bookman, 2009. 688 p.

LEHFELD, N. A. S.; GABARRA, M. H. C.; COSTA, C.; SOUSA, Y. T. C. S. Reflexões sobre o processo de autoavaliação institucional: o olhar de uma comissão própria de avaliação. Avaliação (Campinas), v.15, n.1, p.177-194, 2010.

MORALES, R. E. A avaliação institucional da IFES na percepção dos seus docentes. 2001. 145 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

NICOTARI, M. A.; NISHIKAWA, M. Autoavaliação Institucional: Bases de uma metodologia participativa e emancipada para o seu desenvolvimento em IES de Educação à Distância. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO À DISTÂNICA. 2012., São Carlos. Anais... UFSCar: São Carlos, 2012.

OLIVEIRA, A. P.; SOUZA, V. C.; SOUSA, J. V.; TAVARES, E. P. G. Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal. Avaliação (Campinas), v.18, n.3, p.629-655, 2013.

PEIXOTO, M. C. L. Avaliação institucional externa no SINAES: considerações sobre a prática recente. Avaliação (Campinas), v.16, n.1, p.11-36, 2011.

POLIDORI, M. M.; FONSECA, D. G.; LARROSA, S. F. T. Avaliação institucional participativa. Avaliação, 12, 333-348, 2007.

RISTOFF, D. Avaliação institucional: pensando princípios. In: DIAS SOBRINHO, J.; BALZAN, N. C. (Org.). Avaliação Institucional: teoria e experiências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

RODRIGUES, C. M. C. Proposta de Avaliação Integrada ao Planejamento Anual: um modelo para as UCGs. 2003. 302 p. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. Expansão da educação superior no Brasil e avaliação institucional: um estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na “Revista Avaliaçãoâ€. Série-Estudos, n. 30, v. 2, p. 167-181, 2010.

SANTOS, E. G.; SADALA, M. G. S.; BORGES, S. X. A. Avaliação institucional: por que os atores silenciam? Educação & Realidade, v.37, n.2, p.551-568, 2012.

SCHLICKMANN, R.; MELO, P. A.; ALPERSTEDT, G. D. Enfoques da teoria institucional nos modelos de avaliação institucional brasileiros. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 13, n. 1, Mar. 2008.

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação / [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. – 2. ed., ampl. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2004.

SILVA, A. L.; GOMES, A. M.; Avaliação institucional no contexto do SINAES: A CPA em questão. Avaliação, v. 16, n. 3, p. 573-601, 2011.

SILVA, E. A.; MENDES, M. C. B. Avaliação institucional na Universidade Agostinho Neto (Angola) e regulação estatal: perspectivas, práticas e desafios. Avaliação (Campinas), v.17, n.2, p.317-350, 2012.

SILVA JR., A.; POLIZEL, C. E. G.; SOUZA, S.; SILVA, A. R. L.; SILVA, P. O. M.; SOUZA, S. P. Políticas públicas para a educação superior: a avaliação, a regulação e a supervisão de IES privadas em debate. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, v.22, n.82, p.215-240, 2014.

SORDI, M. R. L. Comissão própria de avaliação (cpa): similaridades e dessemelhanças no uso da estratégia na educação superior e em escolas do ensino fundamental. Avaliação (Campinas), v.16, n.3, p.603-617, 2011.

SORDI, M. R. L.; LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação (Campinas), v.14, n.2, p.313-336, 2009.

SGUISSARDI, V. Regulação estatal versus cultura de avaliação institucional? Avaliação (Campinas), v.13, n.3, p.857-862, 2008.

VENTURINI, J. C.; PEREIRA, B. A. D.; MORALES, R.; FLECK, C. F.; BATISTELLA Jr, Z.; NAGEL, M. B. Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma instituição de ensino superior (IES). Revista de Administração Pública, v.44, n.1, p.31-53, 2010.

VIEIRA, R. L. B.; FREITAS, K. S. O SINAES na universidade pública estadual: análise do processo de construção da avaliação interna na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas, 18, 443-464, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.218



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.