Formação Continuada: estudo avaliativo sobre a percepção de professores regentes - Educação de Jovens e Adultos/EJA - a respeito do curso oferecido pela Fundação CECIERJ

Angela Carrancho da Silva, Elizabeth Ramalho Soares Bastos, Carmen Granja da Silva Rodrigues, Regina C. da Silva, Ana M. Feydit Brito

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma avaliação centrada no usuário sobre o grau de satisfação de professores de Língua Portuguesa e Matemática regentes do segmento de Jovens e Adultos realizado para o Curso de Formação Continuada oferecido pela Fundação CECIERJ em parceria com a SEEDUC/RJ. O estudo faz parte de um projeto de avaliação desenvolvido pela extensão da Fundação CECIERJ, abordando as seguintes categorias avaliativas: organização didático-pedagógica; mediação pedagógica, material didático; ambiente virtual; e avaliação da aprendizagem. Os resultados revelaram que os professores se mostraram bastante satisfeitos, embora tenham apontado fragilidades tanto na localização dos polos quanto nas instalações físicas das escolas selecionadas para encontros presenciais.

Palavras-chave


Formação continuada; Educação em rede; Avaliação; Avaliação emancipatória

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel González. A formação, direito dos profissionais da educação escolar. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Federal nº. 5.622, de 20/12/2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em:

/2005/Decreto/D5622.htm.> Acesso em: 30 abr. 2013.

CONARCFE. Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador. ENCONTRO NACIONAL DA ANFOPE, 7, 1994, Niterói. Documento final. Niterói, 1994.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Ed.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.

SAUL, A.M. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e

reformulação de currículo. 3.ed. São Paulo: Cortez,1995

WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Edusp, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i15.216



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.