Instituições de Ensino Superior a Distância: análise dos motivos de escolha

Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Luis Cesar Mondini, Gustavo da Rosa Borges, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar os motivos que levam os alunos a escolherem determinada Instituição de Ensino Superior (IES) na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Para isto, aplicou-se um questionário baseado nos estudos de Mainardes e Domingues (2010) a uma amostra de 405 alunos, ingressantes no 1º semestre de 2014, em uma IES privada do interior do Brasil. Por meio de pesquisa exploratória qualitativa e posteriormente uma análise fatorial exploratória quantitativa, verificou-se a existência de doze itens agrupados em três dimensões. Estas dimensões foram batizadas de visibilidade, flexibilidade ao aluno e estratégias de marketing; sendo a segunda, a determinante para a escolha por uma IES. Quanto aos itens, a flexibilidade de horário, o valor da mensalidade e a aceitabilidade da instituição pelo mercado foram os mais indicados pelos alunos como importantes para a escolha da IES.

Palavras-chave


Instituição de Ensino Superior; Alunos; Motivos da Escolha

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i16.212



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