Avaliação Das Aprendizagens: Uma Síntese De Teses De Doutoramento Realizadas Em Portugal (2001-2010)

Domingos Fernandes, Andreia Gaspar

Resumo


Neste artigo sintetizaram-se conteúdos de oito teses de doutoramento, realizadas em universidades portuguesas entre 2001 e 2010, cujo objeto de pesquisa era a avaliação das aprendizagens no ensino não superior. A pesquisa identificou problemas e questões, opções metodológicas e conclusões de cada uma das teses para, a partir daí, produzir uma síntese das pesquisas realizadas. A análise teve em conta os temas mais discutidos na literatura no domínio da avaliação das aprendizagens (e.g., avaliação formativa; avaliação sumativa; auto e heteroavaliação; feedback) e as recomendações de Wolcott (1994) para a transformação de dados qualitativos. A maioria das pesquisas analisadas era de natureza qualitativa, estudou concepções e práticas de professores sem observar aulas e abordou sobretudo questões da avaliação formativa. Apesar dos progressos observados recentemente em Portugal, discutem-se fragilidades que caraterizam a produção de conhecimento no domínio da avaliação das aprendizagens.

Palavras-chave


Avaliação Das Aprendizagens; Avaliação Formativa; Síntese De Investigação; Sistematização De Conhecimento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.209



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