Qualidade de Ensino e Formação de Professores: inter-relação com o IDEB e a Prova Brasil

Erlane da Silva Freire, Lúcia Gracia Ferreira

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar se a formação dos professores, como indicador da qualidade do ensino de duas escolas municipais, estava em consonância com o desempenho dos alunos na Prova Brasil do 5º ano do ensino fundamental no município de Maiquinique, referente ao ano de 2011. A investigação foi realizada em 2013 em escolas que apresentaram médias distintas no último resultado do IDEB. Através do questionário, coletamos dados sobre o perfil das professoras participantes da pesquisa, sobre a formação e condições de trabalho das mesmas nas escolas, conhecemos como elas avaliam a escola e a qualidade do ensino. Avaliamos também as notas da Prova Brasil das escolas pesquisadas, dos anos de 2005 a 2011. A pesquisa mostrou que os resultados da Prova Brasil não estão em consonância com a formação dessas educadoras e ainda que há uma inviabilidade da fórmula do IDEB, ao exibir as disparidades encontradas nos resultados dessa avaliação externa.

Palavras-chave


Avaliação Externa; Qualidade de Ensino Formação de Professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i15.207



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