Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiência

Wanderlane de Assunção e Silva Gomes, Candido Alberto da Costa Gomes

Resumo


Esta pesquisa avaliou um projeto de superação do bullying e outras formas de violência num estabelecimento de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O projeto teve caráter transversal, envolvendo atividades predominantemente artísticas. Foram analisados e computados os registros dos livros de ocorrência antes e depois da execução do projeto, além de se realizarem entrevistas semiestruturadas e grupos focais com a equipe técnico-pedagógica, professores, funcionários e alunos. Os resultados foram muito positivos, ressaltando que uma escola, com poucos recursos, conjugou seus esforços com criatividade e liderança, de modo a reduzir sensivelmente a ocorrência de atos violentos. Foi obtida consciência significativamente maior em relação ao bullying e como dele proteger-se.

Palavras-chave


Avaliação de projeto; Violência escolar; Bullying; Cultura de paz; Currículo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i16.206



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.