A Prática da Avaliação como Instrumento de Colaboração e Autoria dos Discentes

Lígia Silva Leite, Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Cláudia Correia do Rêgo Monteiro, Leonardo Ferreira Bezerra, Luciana Snaider Ribeiro

Resumo


Este artigo aborda uma experiência desenvolvida no Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, com mestrandos que cursaram a disciplina Prática de Avaliação, vinculada ao projeto de pesquisa ‘O estado da Arte da Avaliação”. Nesta experiência, os discentes levantaram artigos voltados para um tema comum, no caso – construção e validação de instrumentos de avaliação, realizaram uma leitura crítica dos artigos e apresentaram um parecer crítico sobre esses materiais. A experiência ensejou trabalho colaborativo e autoria. As docentes, orientadoras da pesquisa, consideraram relevante expor as conquistas desses mestrandos.


Texto completo:

PDF

Referências


BERTOLIN, Júlio C. G., MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de. Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), vol.15, n.3, p.131-146, 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>

CONSOLO, Douglas Altamiro. A construção de um instrumento de avaliação da proficiência oral do professor de língua estrangeira. Trabalhos em linguística aplicada, vol.43, n.2, p.264-286, 2004. Disponível em:

DE BEM, Amilton Barreto et al. Validade e confiabilidade de instrumento de avaliação da docência sob a ótica dos modelos de equação estrutural. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), vol.16, n.2, p.375-401, 2011. Disponível em: .

ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumento de Avaliação e Pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

GODOI, K. A, PADOVANI, S. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção. Vol. 19, n. 3, p. 445-457, 2009. Disponível em: .

GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini, BZUNECK, José Aloyseo, BORUCHOVITCH, Evely. Estilos motivacionais de professores: propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.19, n.1, p.17-24, 2003. Disponível em: .

KURCGANT, Paulina, CIAMPONE, Maria Helena Trench, FELLI, Vanda Elisa Andres. Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.35, n.4, p.374-380, 2001. Disponível em: .

QUEIROGA, Fabiana, BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo, MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão. Vol. 29, n.4, p.796-811, 2009. Disponível em: .

RODRIGUES, Cláudia M. Cruz et al. Uma proposta de instrumento para avaliação da educação a distância. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.22, n.83, p.321-354, 2014. Disponível em:

SANTOS, Larissa Conceição dos, VÁSQUEZ, Oscar C.. A pesquisa de clima organizacional como instrumento de suporte à avaliação nas instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), vol.17, n.1, p.43-63, 2012. Disponível em: .

SOUZA, Nadia Aparecida de, BORUCHOVITCH, Evely. Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo. Pro-Posições, vol.21, n.3, p.173-192, 2010. Disponível em: .

STEIN, Lilian Milnitsky et al. A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação. Psico-USF, vol.10, n.2, p.141-147, 2005. Disponível em: .

VIDOR, Gabriel, FOGLIATTO, Flávio Sanson e CATEN, Carla ten. Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), vol. 18, n.1, p.189-199, 2013. Disponível em: .




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1731



Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.