A Pratica da Avaliação como Instrumento de Colaboração e Autoria dos Discentes

Ligia Silva Leite, Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Claudia Correia do Rego Monteiro, Leonardo Ferreira Bezerra, Luciana Snaider Ribeiro

Resumo


Este artigo aborda uma experiencia desenvolvida no Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio, com mestrandos que cursaram a disciplina Pratica de Avaliação, vinculada ao projeto de pesquisa ‘O estado da Arte da Avaliação”. Nesta experiencia, os discentes levantaram artigos voltados para um tema comum, no caso – construção e validação de instrumentos de avaliação, realizaram uma leitura critica dos artigos e apresentaram um parecer critico sobre esses materiais. A experiencia ensejou trabalho colaborativo e autoria. As docentes, orientadoras da pesquisa, consideraram relevante expor as conquistas desses mestrandos.


Texto completo:

PDF

Referências


BERTOLIN, Jlio C. G., MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de. Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol.15, n.3, p.131-146, 2010. Disponivel em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>

CONSOLO, Douglas Altamiro. A construcao de um instrumento de avaliacao da proficiencia oral do professor de lingua estrangeira. Trabalhos em linguistica aplicada, vol.43, n.2, p.264-286, 2004. Disponivel em:

DE BEM, Amilton Barreto et al. Validade e confiabilidade de instrumento de avaliacao da docencia sob a otica dos modelos de equacao estrutural. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol.16, n.2, p.375-401, 2011. Disponivel em: .

ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumento de Avaliacao e Pesquisa: caminhos para construcao e validacao. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

GODOI, K. A, PADOVANI, S. Avaliacao de material didatico digital centrada no usuario: uma investigacao de instrumentos passiveis de utilizacao por professores. Producao. Vol. 19, n. 3, p. 445-457, 2009. Disponivel em: .

GUIMARAES, Sueli Edi Rufini, BZUNECK, Jose Aloyseo, BORUCHOVITCH, Evely. Estilos motivacionais de professores: propriedades psicometricas de um instrumento de avaliacao. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.19, n.1, p.17-24, 2003. Disponivel em: .

KURCGANT, Paulina, CIAMPONE, Maria Helena Trench, FELLI, Vanda Elisa Andres. Avaliacao de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administracao em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.35, n.4, p.374-380, 2001. Disponivel em: .

QUEIROGA, Fabiana, BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo, MIRANDA, Rodrigo Arajo de. Avaliacao formativa em Psicologia: instrumento para analise de material instrucional. Psicologia: Ciencia e Profissao. Vol. 29, n.4, p.796-811, 2009. Disponivel em: .

RODRIGUES, Claudia M. Cruz et al. Uma proposta de instrumento para avaliacao da educacao a distncia. Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, vol.22, n.83, p.321-354, 2014. Disponivel em:

SANTOS, Larissa Conceicao dos, VASQUEZ, Oscar C.. A pesquisa de clima organizacional como instrumento de suporte avaliacao nas instituicoes de ensino superior. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol.17, n.1, p.43-63, 2012. Disponivel em: .

SOUZA, Nadia Aparecida de, BORUCHOVITCH, Evely. Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo. Pro-Posicoes, vol.21, n.3, p.173-192, 2010. Disponivel em: .

STEIN, Lilian Milnitsky et al. A construcao de um instrumento de avaliacao discente de um programa de pos-graduacao. Psico-USF, vol.10, n.2, p.141-147, 2005. Disponivel em: .

VIDOR, Gabriel, FOGLIATTO, Flavio Sanson e CATEN, Carla ten. Construcao de instrumento para avaliacao de cursos de pos-graduacao. Avaliacao: Revista da Avaliacao da Educacao Superior (Campinas), vol. 18, n.1, p.189-199, 2013. Disponivel em: .




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1731



Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.