Em Busca de uma Avaliação mais Educativa¹

Flavia Vieira, Olga Basto

Resumo


Reconhecendo que os discursos normativos sobre a avaliação das aprendizagens nao sao suficientes para compreender e mudar as práticas avaliativas, defende-se uma aproximação à experiencia dos sujeitos no sentido de a interpelar e para ela construir significados, numa abordagem que reclama uma visao da educação como praxis problematizadora e transformadora. Com base nestes pressupostos, foi desenvolvida uma trajetoria de formação e de investigação em que as autoras participaram com outros professores na construção de uma avaliação mais educativa. Descreve-se essa trajetoria e evidencia-se a emergencia de zonas problematicas e condicoes de transformação, argumentando-se que essa transformação radicara na problematização da avaliação, no reconhecimento da sua complexidade e na procura da coerencia possivel entre discurso, concecoes e práticas. Sendo a experiencia educativa hibrida e dilematica, a mudanca inscreve-se num plano de busca marcado pela incerteza e pela possibilidade.


¹Texto produzido no âmbito do Centro de Investigação em Educação da universidade de pertenca da primeira autora, em Portugal. Todas as ideias aqui expressas sao da responsabilidade das autoras. Seguem-se as normas linguisticas do novo acordo ortografico em vigor.

Palavras-chave


Avaliação educativa; Zonas problematicas; Condicoes de transformação

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i13.171



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  6. Qualis/CAPES - Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasilia, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar

 

 

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