O Ecossistema da Pesquisa Sobre a Educação On-line: panorama da produção discente dos cursos de mestrado e doutorado, no periodo de 1987 – 2009

Stella Cecilia Duarte Segenreich, Luis Felipe Camelo de Freitas

Resumo


Este artigo discute a necessidade de se desenvolverem levantamentos sistematicos da produção cientifica de temas emergentes, com base em uma pesquisa tipo estado da arte que teve como objetivo estabelecer o ecossistema da Educação online mediante: (a) o mapeamento das teses/dissertacoes defendidas sobre Educação a Distância (EAD) no Brasil e registradas no Banco da CAPES desde 1987; (b) o levantamento e analise dos aspectos bibliometricos da produção sobre Educação Online. O corpus de analise sobre EAD, com 4035 registros, foi constituido a partir de palavras-chave extraidas das concepcoes de EAD de Moore, Kearsley e Levy, e nele constatou-se o crescimento da produção sobre o tema por tipo e nivel de curso. Quanto às 247 pesquisas sobre Educação Online, dados sobre sua origem geografica, vinculação institucional, fonte, financiamento, area de conhecimento em que se situa e temas tratados geram novas questoes para pesquisas sobre as politicas públicas e institucionais que utilizam a EAD.

Palavras-chave


Educação a Distância; Ensino Superior; Educação on-line, Estado da Arte

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i13.170



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. EBSCO - Information Services

  3. Edubase

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  7. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  8. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  9. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  10. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 
 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.