Avaliação no Estágio em Fisioterapia sob a Ótica de Professores e Estudantes

Taciane Cristina Santana, Maria Alzira de Almeida Pimenta

Resumo


A presente pesquisa aborda a prática avaliativa no estágio supervisionado do curso de graduação em fisioterapia de duas Instituições de Ensino Superior. O objetivo foi conhecer o processo de avaliação dos estudantes durante o estágio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas aos supervisores do estágio e estudantes, e ainda, uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação (DCN) em Fisioterapia e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Os dados foram categorizados pelo método Análise de Conteúdo. A análise e a interpretação dos dados coletados revelou um processo de avaliação frágil, relacionados à insuficiente formação didática do supervisor de estágio; ao grande número de estudantes por supervisor; ao pouco tempo de estágio em cada área; à falta de clareza sobre os critérios de avaliação; e, ainda, à descontinuidade entre o que estava previsto nos PPPs e nas DCN. Diante disso, apontamos a necessidade de uma reelaboração criteriosa dos PPPS, considerando as exigências das DCN, para fundamentar a prática avaliativa nas competências necessárias à formação integral do fisioterapeuta

Palavras-chave


Estágio em Fisioterapia; Formação Profissional; Avaliação

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i15.166



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