O Papel dos Coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) na Autoavaliação das Instituições de Ensino Superior (IES)

Wagner Bandeira Andriola, Cláudia Ibiapina Lima

Resumo


Partindo-se da premissa de que sistemática de autoavaliação institucional é um processo de busca da melhoria da qualidade educacional, a partir do diagnóstico da execução das principais atividades das Instituições de Ensino Superior (IES), o artigo teve como objetivo central apreender o grau de conhecimento e aceitação dos Coordenadores das Comissões Próprias de Autoavaliação Institucional (CPA) das IES cearenses acerca da concepção de autoavaliação vigente (conforme a Lei nº 10.861 - SINAES). Para tal, foi executada pesquisa de campo (ex post-facto) com o uso de questionários remetidos via online para 44 coordenadores das CPA, bem como entrevistas realizadas com 20 discentes de graduação, oriundos de 13 IES visitadas in situ. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de consolidar a autoavaliação institucional entre as IES cearenses, bem como de maior investimento pessoal e institucional na formação dos avaliadores, através, por exemplo: da promoção de fóruns, de seminários, de capacitações para que os partícipes assimilem a nova concepção de avaliação instituída pelo SINAES.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Autoavaliação institucional; Ensino superior; SINAES

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i13.163



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