Avaliação na Educação Basica: Mapeamento da produção cientifica disseminada na Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação (1999-2008)

Regilson Maciel Borges, Adolfo Ignacio Calderon

Resumo


Este artigo objetiva mapear a produção cientifica disseminada na Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação em torno da tematica da Avaliação na Educação Basica no periodo de 1999 a 2008. Identificaram-se os eixos tematicos predominantes; a origem institucional dos artigos; os autores que mais publicaram nessa revista; as principais referencias bibliograficas; e os artigos resultantes de dissertacoes ou teses. Constatou-se que na revista Ensaio predominam estudos sobre instrumentos para a avaliação educacional e avaliação de programas e projetos educativos. Constatou-se tambem a existencia de um grupo de pesquisa de produção relevante fora do circuito da regiao sudeste, na regiao nordeste, na Universidade Federal do Ceara. Identíficou-se uma caracteristica propria da revista estudada: sua preocupação com a operacionalização das politicas públicas, no que tange ao seu aprimoramento, distanciando-se das questoes de carater politico-ideologico.

Palavras-chave


Avaliação Educacional; Educação Basica; Revista Ensaio; Estado da arte

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i14.161



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