Pressupostos Epistemologicos da Complexidade: Reflexoes Sobre a Avaliação da Aprendizagem

Maria Jose de Pinho, Rita de Cassia Castro Vidal, Bruno Leite da Silva

Resumo


Esse trabalho trata-se de um estudo inicial acerca da avaliação da aprendizagem escolar envolta num contexto de transformacoes e mudancas que emergem no seio de uma transicao de paradigmas. Urge superar a visao mecânica e reducionista tanto da vida quanto das práticas pedagogicas oriundas do paradigma conservador que, pautado na logica classica do terceiro excluido, contribuiu para a fragmentação do conhecimento, da vida e das relacoes sociais. Para tanto, propoe-se uma mudanca ativa de postura diante da vida, da educação e da avaliação, baseada na intencao de restabelecer a solidariedade de modo a nos religar uns aos outros e à natureza, que nos desperte a responsabilidade por nossa terra-patria, posto que somos parte de um grande todo interligado e, ao enxergarmos o ser humano em sua multiplicidade, preocupando-nos em promover o dialogo e a compreensao, pode-se proceder rumo a uma civilização consolidada na etica e nao na barbarie.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1604



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