Relação do Desempenho Academico com Caracteristicas Observaveis e Experiencias Estudantis de Discentes de Ciencias Contabeis

Alison Martins Meurer, Daiana Rafaela Pedersini, Ricardo Adriano Antonelli, Iago Franca Lopes, Nayane Thais Krespi Musial

Resumo


Este estudo verifica a relação do desempenho academico com as caracteristicas observaveis e experiencias estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituicao de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primaria, instrumentalizada por meio questionario, e secundaria, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a analise dos dados foi utilizada a tecnica de regressao múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluidos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho academico. As quatro variaveis com relação significativa foram:  reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de materias especificas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as caracteristicas observaveis dos alunos da instituicao de ensino superior e as experiencias estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeicoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na area tematica e fornece introspeccoes à realização de estudos futuros.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1588



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  6. Qualis/CAPES - Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasilia, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar
  9. REDIBRed Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

 

 

 ISSN: 2175-2753

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