Relação do Desempenho Acadêmico com Características Observáveis e Experiências Estudantis de Discentes de Ciências Contábeis

Alison Martins Meurer, Daiana Rafaela Pedersini, Ricardo Adriano Antonelli, Iago França Lopes, Nayane Thais Krespi Musial

Resumo


Este estudo verifica a relação do desempenho acadêmico com as características observáveis e experiências estudantis dos alunos de Contabilidade de uma instituição de ensino superior pública no Sul do Brasil. A coleta de dados deu-se a partir de fonte primária, instrumentalizada por meio questionário, e secundária, com informações solicitadas junto à coordenação do curso. Destarte, para a análise dos dados foi utilizada a técnica de regressão múltipla. Os resultados indicaram que dos 14 preditores explicativos incluídos no modelo, quatro apresentaram relação significante com o desempenho acadêmico. As quatro variáveis com relação significativa foram:  reprovação em disciplina, horas de estudos extraclasse, o fato da disciplina preferida pertencer ao grupo de matérias específicas da Contabilidade e nota obtida no ENEM. Conclui-se que as características observáveis dos alunos da instituição de ensino superior e as experiências estudantis possuem capacidade para influenciar o desempenho dos alunos da amostra. Tais resultados implicam no aperfeiçoamento e no planejamento das práticas de ensino. Por fim, esta investigação contribui com as pesquisas realizadas na área temática e fornece introspecções à realização de estudos futuros.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1588



Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.