Avaliação de Impacto Social da Comunidade Vida e Paz: um exercicio de meta-avaliação

Claudia do Rego Monteiro, Leticia Ester Cruz da Silva, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente artigo relata a execução de uma meta-avaliação aplicada à Avaliação de Impacto de um projeto social da Comunidade Vida e Paz, que atende pessoas sem abrigo nas ruas de Lisboa, Portugal. A avaliação desse projeto social utilizou a metodologia Social Return on Investment (Retorno Social do Investimento) para medir o retorno ou impacto do investimento em programas sociais. Trata-se de uma metodologia que permite avaliar aspectos que embora possuam valor real, sao dificeis de medir nos programas desenvolvidos e, por isso mesmo, nao tem sido considerados. Ja a meta-avaliação adotou, como metodologia, a aplicação das Diretrizes para Avaliação para a America Latina e o Caribe. A escolha foi consequencia da inquietação tipica de quem investiga e percebe que a aplicação do conhecimento traz respostas que podem enriquecer uma area de estudo, nesse caso, a da Avaliação. As Diretrizes foram entao aplicadas na avaliação do projeto social realizada na Europa, em funcao da verificação de que poderiam ser utilizadas sem inadequação, a despeito de serem dirigidas a projetos ocorridos em outro continente. As evidencias de suporte para os resultados da meta-avaliação contidas no Relatorio da Avaliação de Impacto sao detalhadas e as medidas que indicam o nivel de atendimento às diretrizes das Dimensoes de Avaliação Rigorosa e de Relevância e Utilidade sao sumarizadas em tabelas. Ao final, o estudo traz recomendações relevantes para a credibilidade da avaliação que julgou o impacto social da Comunidade Vida e Paz

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i27.1578



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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  2. EBSCO - Information Services

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.