Efeitos do Programa Apoio Curricular Entre Pares na Autoeficácia Percebida, na Afetividade e no Rendimento Escolar

Romina Constante Mendes, Daniela Nascimento, Cristina Costa Lobo

Resumo


A escola constitui-se um local promotor de aprendizagens e conhecimentos. Assim, emerge a necessidade da implementação de ações educativas que promovam o sucesso escolar. A afetividade e a autoeficácia são fatores relevantes para o rendimento escolar. Esta investigação pretendeu testar os efeitos da implementação do Apoio Curricular Entre Pares (ACP) ao nível da autoeficácia percebida, da afetividade e do rendimento escolar nas disciplinas de Português e Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico Português. Foi realizado um estudo quase experimental, com amostra não probabilística de 93 estudantes divididos em grupo de ACP (N=45) e Oferta Complementar (OC) (N=48). Para a recolha de dados foram contempladas medidas sociodemográficas e escolares, classificações do 1º e do 3º período letivos, um instrumento para avaliação da autoeficácia percebida e um instrumento para avaliação da afetividade. Os resultados demonstram que estudantes que frequentam ACP, comparativamente com os que frequentam OC, apresentam maiores níveis de autoeficácia para o sucesso acadêmico, de eficácia autorregulatória e de aprendizagem autorregulada, bem como melhores classificações escolares a Português e Matemática. A implementação de ACP contribui para melhores resultados a Matemática ao longo do ano letivo. Pode concluir-se que a implementação da ação educativa ACP é uma mais valia para o ensino no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal, principalmente para a disciplina de Matemática. São discutidas implicações para a intervenção em contextos educativos, são anunciadas limitações e são expostas sugestões para estudos futuros.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1557



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