Concepcoes de Professores de Biologia sobre Avaliação: um estudo de Caso

Carlos Bruno Cabral de Oliveira, Mariana Guelero do Valle, Brenna Yonarah Santiago Avelar

Resumo


Este trabalho objetivou analisar as concepcoes de professores de Biologia sobre avaliação, tendo como foco os entendimentos sobre a tematica presentes em seus discursos, bem como identificar as estrategias e instrumentos utilizados. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e foi realizada com os professores de Biologia de uma escola pública, em que os dados foram coletados por meio de observacoes de aulas e entrevistas semiestruturadas com os docentes. Realizou-se analise de conteúdo dos dados obtidos das entrevistas. Foram identificados elementos de concepcao formativa, ainda que elementos somativos tenham prevalecido em alguns entendimentos. Desse modo, trabalhar as concepcoes de avaliação dos professores e imprescindivel para o alcance de práticas avaliativas que favorecam as individualidades dos alunos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1555



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