Avaliação da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis

Andrea Nunes da Silva, Christina Marí­lia Teixeira da Silva

Resumo


O artigo foi elaborado a partir de uma Dissertação de Mestrado cujo objetivo geral foi avaliar, buscando-se fundamentação na legislação vigente e no Projeto Político Institucional (PPI), o atual processo de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Nilópolis no que se refere aos pressupostos da gestão democrática. As questões que nortearam o estudo foram: (a) Até que ponto professores do IFRJ - Campus Nilópolis compreendem o significado da gestão democrática?; (b) Em que medida professores, alunos, pais e responsáveis participam efetivamente da atual gestão; e (c) Até que ponto a atual gestão escolar vem colocando em prática os pressupostos da gestão democrática? Para a obtenção dos dados do estudo realizou-se o levantamento da legislação vigente, bem como de diversos documentos da instituição. Além disso, foram aplicados diferentes instrumentos, tais como, questionários a alunos e professores e roteiro de entrevista à direção geral. Os resultados do estudo indicaram que a maioria dos docentes não possuía uma compreensão ampla a respeito do significado da gestão democrática, tal como preconizada na legislação vigente e no PPI da instituição. Ficou evidenciado, também, o desconhecimento de boa parte destes sobre os aspectos envolvidos na gestão democrática. Constatou-se que a participação de alunos, professores, pais e responsáveis na atual gestão era incipiente. Dessa forma, verificou-se que os pressupostos da gestão democrática têm sido colocados em prática, de forma parcial, pela atual gestão. No estudo são feitas recomendações com a finalidade de se favorecer a prática da gestão democrática no IFRJ - Campus Nilópolis.

Palavras-chave


Avaliação; Gestão Escolar; Gestão democrática; IFRJ

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i12.149



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