Padronização da Correcao de Questoes Dissertativas para Professores de Saúde Coletiva do Curso de Medicina em uma Instituicao de Ensino Superior do Oeste do Parana

Alana Schirmer Caporal, Maria Rosa Machado Prado, Ivair Rogerio Bini, Christian Boller

Resumo


Este trabalho refere-se ao uso de questoes dissertativas como metodo de avaliação, e como sua correcao pode variar entre diferentes avaliadores, resultando em discrepâncias de conceitos. Para evitar tal problematica, e possivel utilizar ferramentas de padronização de correcao, como o rubric. Assim, esse estudo objetivou averiguar se, com o uso da rubrica, a correcao se torna mais clara e homogenea. Para tanto, selecionou-se dez professores de saúde coletiva de uma IES do Oeste do Parana para que realizassem a correcao de uma prova dissertativa aplicada a 33 academicos de medicina. Metade desses professores realizou a correcao pelo metodo tradicional, enquanto os demais corrigiram utilizando o rubric. Apos analise estatistica de comparação, evidenciou-se que a variabilidade das medias pela correcao tradicional foi maior. Nas primeiras questoes as notas sao mais dispares e nas últimas a discrepância diminui, indicando que, com o metodo tradicional, os professores tendem a alterar o rigor no final da correcao. Dessa forma, as rubricas podem tornar o processo de correcao mais preciso e transparente, favorecendo o feedback entre professores e academicos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1486



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