O Portfólio como Instrumento de Avaliação: uma análise de artigos inseridos na base de dados e-AVAL

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Lígia Silva Leite, Sandra Regina Gonçalves Pimentel, Marta Barboza Ribeiro

Resumo


Este artigo tem por objetivo abordar a relevância e a fragilidade do uso do portfólio nas práticas pedagógicas de docentes, que se ocupam da formação profissional de sujeitos vinculados às áreas da saúde e da educação. Foram levantados os artigos que abordam este tema na base de dados e-AVAl e feita uma revisão da literatura em outros artigos, que também discutem o portfólio. Levantadas as categorias de avaliação foram os artigos analisados. Ficou evidente que o portfólio é um instrumento de avaliação muito relevante, pois favorece a reflexão, a autonomia na aprendizagem, e a inovação no processo ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BARREIRA, Carlos; BOAVIDA, João; ARAÚJO, Nuno. Avaliação formativa. Novas formas de ensinar e aprender. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 40, n. 3. p. 97-133, 2006. Disponível em: iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/download/1171/619 Acesso: outubro de 2016.

CARDOSO, Danielly Santos dos Anjos et al. Aprendizagem Reflexiva: o uso do portfólio coletivo. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v. 39, n.3, jul/sept, p. 442-449, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n3/1981-5271-rbem-39-3-0442.pdf Acesso: outubro de 2016.

COSTA, Glauce Dias da; COTTA, Rosângela Minardi Mitre. O aprender fazendo: representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Interface. Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu [online], vol.18, n.51, p.771-784, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000400771&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso: setembro de 2016

FORTE, Franklin Delano Soares et al. Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia. Revista. Brasileira de Educação Médica. [online], vol.36, n.1, suppl.2, p.25-32, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a05v36n1s2.pdf Acesso: setembro de 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

GOMES, Andréia Patrícia et al. Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas. Revista Brasileira de Educação Médica. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.390-396. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso: outubro de 2016.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MARIN, Maria José Sanches et al. O uso do portfólio reflexivo no curso de medicina: percepção dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. [online], vol.34, n.2, p.191-198, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n2/a02v34n2.pdf Acesso: dezembro de 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf Acesso: outubro de 2016.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. In: BEAUCHAMP; Jeanete: PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

NASCIMENTO, Janaína Vargas; RAMOS, Tatiane Tavares; AROEIRA, Kalline Pereira. A formação do professor: contribuição do processo de estágio supervisionado em educação física. Fiep Bulletin Volume 81 - Special Edition – Article 1, 2011. Disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/viewFile/88/133 . Acesso: novembro de 2016.

SOARES, Silvia Lúcia. Avaliação formativa, portfólio e a autoavaliação. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, ENDIPE, 16. UNICAMP, Campinas,2012. Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/1826c.pdf Acesso: novembro, 2016

SORDI, Mara Regina Lemes e SILVA, Margarida Montejano. O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem. Interface. Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, [online]. 2010, vol.14, n. 35, pp.943-953. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832010000400018&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso: novembro de 2016.

VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar Educacional. (Impressa), v.6, n.2, Campinas, Dezembro, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005 Acesso: setembro de 2016

VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira; SOUSA, Clarilza Prado. Contribuições do portfólio para a avaliação do aluno universitário. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago, p. 235-255, 2009. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2047/2006 Acesso: agosto de 2016.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. 1 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

______. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade [online], vol.26, n.90, p.291-306, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf Acesso: setembro de 2016.

______. Contribuições de porta-fólios para a organização do trabalho pedagógico. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 23, p. 137-52, jan./jun. 2001.

ZÍLIO, Cátia. Uma proposta para (re)significar a avaliação na formação de professores. CINTED – UFRGS. Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, p. 1-9, .dezembro, 2010. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18089/10665 Acesso: novembro de 2016

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1456



Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.