Avaliação da Satisfação de Usuários com o Uso de uma Ferramenta de Business Inteligence na Gestão Hospitalar

Maria Aparecida Pena de Almeida, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O estudo relatado buscou avaliar o grau de satisfação dos usuários de uma ferramenta de inteligência empresarial, em um hospital no Rio de Janeiro, e verificar como esta agrega valor no alinhamento estratégico e no processo decisório. A metodologia adotou a abordagem centrada em consumidores, por sua aderência ao objetivo. A partir das características da usabilidade, as dimensões segurança/confiança, facilidade de uso, operacionalidade e atratividade orientaram a construção dos instrumentos avaliativos. Foi aplicado um questionário aos usuários de nível tático e realizadas entrevistas com os diretores e o gerente de tecnologia de informação. Os dados, conforme as dimensões determinadas, mostraram que os usuários reconhecem que a ferramenta conduz efetivamente a ganhos de operacionalidade em áreas de desempenho importantes, garantindo retorno financeiro, qualidade dos serviços prestados e vantagens competitivas. Pode-se concluir que o investimento feito pelo hospital foi positivo em função da ferramenta atender as necessidades estratégicas da instituição.

Palavras-chave: Informação. Inteligência empresarial. Tomada de decisão.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i25.1335



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