Avaliação da Satisfação de Usuarios com o Uso de uma Ferramenta de Business Inteligence na Gestao Hospitalar

Maria Aparecida Pena de Almeida, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O estudo relatado buscou avaliar o grau de satisfação dos usuarios de uma ferramenta de inteligencia empresarial, em um hospital no Rio de Janeiro, e verificar como esta agrega valor no alinhamento estrategico e no processo decisorio. A metodologia adotou a abordagem centrada em consumidores, por sua aderencia ao objetivo. A partir das caracteristicas da usabilidade, as dimensoes seguranca/confianca, facilidade de uso, operacionalidade e atratividade orientaram a construção dos instrumentos avaliativos. Foi aplicado um questionario aos usuarios de nivel tatico e realizadas entrevistas com os diretores e o gerente de tecnologia de informação. Os dados, conforme as dimensoes determinadas, mostraram que os usuarios reconhecem que a ferramenta conduz efetivamente a ganhos de operacionalidade em areas de desempenho importantes, garantindo retorno financeiro, qualidade dos servicos prestados e vantagens competitivas. Pode-se concluir que o investimento feito pelo hospital foi positivo em funcao da ferramenta atender as necessidades estrategicas da instituicao.

Palavras-chave: Informação. Inteligencia empresarial. Tomada de decisao.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i25.1335



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Edubase 

  3. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  4. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  5. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  6. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar
  9. REDIBRed Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

 
 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.