O Portfólio Como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Escola Montessoriana

Delcy Lacerda de Oliveira, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve por objetivo registrar o processo de construção, em tempo real, do portfólio como instrumento de avaliação da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colégio Ágora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfólio como modalidade de avaliação não é o seu formato físico, mas a concepção de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: preparação, desenvolvimento e avaliação. Cada uma delas contribuiu, em importância, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a família, visando transformar o método de avaliação no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3º trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfólio tratado como abordagem pedagógica didática realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada criança dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e construção de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistemática, as próximas construções do portfólio, como também o registro e a documentação do desenvolvimento e dos níveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo.

Palavras-chave


Portfólio de aprendizagem; Construção de instrumento de avaliação; Escola Montessoriana

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i10.133



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