Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas

Eloisa Viggiani, Luciana Calabro, Diogo Onofre Gomes Souza

Resumo


A Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i27.1318



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  6. Qualis/CAPES - Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasilia, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar

 

 ISSN: 2175-2753

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