Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no Brasil

Lara Elena Ramos Simielli, Ana Carolina Pereira Zoghbi

Resumo


O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre investimento e indicadores educacionais no Brasil, de 2007 a 2011. No modelo desenvolvido, usamos cinco variáveis de resultado (proficiência em matemática e em leitura, taxa de reprovação, taxa de abandono e IDEB) e duas variáveis de interesse (gasto por aluno e receita per capita), além de inserirmos aproximadamente 30 variáveis de controle. Os resultados do modelo indicam que, no caso dos gastos por aluno, não há impacto estatisticamente significativo nos indicadores educacionais no 5º ano e há um impacto positivo de baixa magnitude no 9º ano. Com relação às receitas per capita, há um impacto positivo de baixa magnitude no 5º e 9º anos. Estas conclusões, porém, não significam dizer que não há relação entre os investimentos e os indicadores educacionais, apontando que é necessário avaliar como os recursos são gastos pelos municípios.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1267



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