Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no Brasil

Lara Elena Ramos Simielli, Ana Carolina Pereira Zoghbi

Resumo


O objetivo deste estudo e avaliar a relação entre investimento e indicadores educacionais no Brasil, de 2007 a 2011. No modelo desenvolvido, usamos cinco variaveis de resultado (proficiencia em matematica e em leitura, taxa de reprovação, taxa de abandono e IDEB) e duas variaveis de interesse (gasto por aluno e receita per capita), alem de inserirmos aproximadamente 30 variaveis de controle. Os resultados do modelo indicam que, no caso dos gastos por aluno, nao ha impacto estatisticamente significativo nos indicadores educacionais no 5º ano e ha um impacto positivo de baixa magnitude no 9º ano. Com relação às receitas per capita, ha um impacto positivo de baixa magnitude no 5º e 9º anos. Estas conclusoes, porem, nao significam dizer que nao ha relação entre os investimentos e os indicadores educacionais, apontando que e necessario avaliar como os recursos sao gastos pelos municipios.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1267



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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