Uma Experiencia de Avaliação e de Aprendizagem em Matematica com Estudantes da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Medio Regular Noturno

Marcia Oliveira da Silva Goncalves, Cli­cia Valladares Peixoto Friedmann, Cleonice Puggian

Resumo


O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratoria sobre uma experiencia de avaliação no ensino medio regular noturno, realizada em uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante os anos de 2009 e 2010. Dados foram coletados atraves de observação participante, entrevistas abertas e analise das atividades conduzidas nas aulas de matematica em duas turmas do primeiro ano do ensino medio. Relata a experiencia de docentes na elaboração de tres cadernos didaticos, contemplando conteúdos teoricos e atividades variadas, que serviram para apoiar uma proposta de avaliação continuada, dinâmica e formativa. O referencial teorico baseou-se em trabalhos sobre avaliação, educação de jovens e adultos e ensino noturno, considerando a complexidade das relacoes sociais dos alunos dentro e fora da escola. Observou-se, em particular, suas dificuldades na aprendizagem de matematica e a constante ameaca de repetencia e evasao escolar. Resultados indicam que a promocao da aprendizagem entre jovens e adultos que ingressam ou regressam ao ensino medio depende da busca por abordagens pedagogicas, nas quais a avaliação seja flexivel e possa considerar as vivencias previas e expectativas que os alunos trazem para a escola. Conclui-se pela urgencia em superar o modelo de avaliação como instrumento de classificação, selecao e exclusao social, transformando-a em uma aliada na construção de uma escola de qualidade para todos.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Educação matematica; Ensino Medio noturno; Experiencia pedagogica

Texto completo:

PDF

Referências


CURY, H. N. Aprendizagem em cA¡lculo: uma experiAancia com avaliaA§A£o formativa. In: 28 CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 28., 2005, Santo Amaro, SP. Anais ... Santo Amaro, SP: SBMAC, 2005. DisponA­vel em: . Acesso em: 16 mar. 2010.

DANTE, L. R. MatemA¡tica: contexto & aplicaA§Aµes: manual do professor. SA£o Paulo: Atica, 1999.

FREIRE, M. PaixA£o de aprender. In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J.; FREIRE, M. PaixA£o de aprender. PetrA³polis: Vozes, 1993.

GONA‡ALVES, M. Uma experiAancia de avaliaA§A£o e de aprendizagem com alunos do ensino mA©dio noturno. 2011. 91 f. DissertaA§A£o (Mestrado)–Programa Profissional em Ensino das CiAancias na EducaA§A£o BA¡sica, Universidade do Grande Rio Professor JosA© de Souza Herdy, Duque de Caxias, RJ, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATASTICA. RelatA³rio PNAD 2010: Pesquisa Nacional por Amostra de DomicA­lios. [BrasA­lia, DF: 2010]. DisponA­vel em: . Acesso em: 02 mar. 2010.

LUCKESI, C. C. AvaliaA§A£o da aprendizagem escolar: estudos e proposiA§Aµes. SA£o Paulo: Cortez, 1986.

MORAES, S. P. G. AvaliaA§A£o do processo de ensino e aprendizagem em MatemA¡tica: contribuiA§Aµes da teoria histA³rico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em EducaA§A£o) – Universidade de SA£o Paulo. SA£o Paulo, 2008.

MORETTO, V. P. Prova um momento privilegiado de estudo nA£o um acerto de contas. SA£o Paulo: DP&A, 2004.

NASCIMENTO, L. C. O que levar em ‘conta’ no processo de avaliaA§A£o e planejamento em matemA¡tica?. In: CONFERAŠNCIA MUNICIPAL DE EDUCAA‡AƒO DE OLINDA–EducaA§A£o CidadA£: desafio para o governo popular, 1., 2004. Olinda, PE. Trabalhos apresentados ... Olinda: SBEM, 2004.

NOSELLA, P. Gramsci e o ensino noturno. Juiz de Fora, MG: 2005. DisponA­vel em: . Acesso em: 20 ago.2010.

SISTEMA DE AVALIAA‡AƒO DA EDUCAA‡AƒO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista da Escola, BrasA­lia, DF, 2009.

SILVA, N. de M. A. MatemA¡tica e educaA§A£o matemA¡tica: re (construA§A£o) de sentidos com base na representaA§A£o social de acadAamicos. In: REUNIAƒO ANUAL DA ASSOCIAA‡AƒO BRASILEIRA DE PA“S-GRADUAA‡AƒO E PESQUISA EM EDUCAA‡AƒO, 30. Caxambu, MG, 2007. Trabalhos apresentados... Caxambu: Anped, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i14.126



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.