Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis

Isolfi Vieira Rocha Neto, Edvalda Araujo Leal

Resumo


O objetivo deste estudo e identificar e analisar o rendimento academico dos alunos do curso de Ciencias Contabeis nas disciplinas da area de Contabilidade de Custos e Controladoria sob a luz da Teoria da Assimilação. A composicao da amostra constituiu-se de 1.772 observacoes (notas) de alunos matriculados no curso de Ciencias Contabeis em uma instituicao de ensino pública de Minas Gerais, no periodo de2011 a2015. Para a aplicação dos testes estatisticos complementares, utilizou-se a amostra de 256 alunos que apresentaram notas nas quatro disciplinas em estudo. Aplicou-se o teste Mann-Whitney o proposito e verificar se o rendimento academico apresenta diferencas significativas nas disciplinas na area de custos. Verificou-se que, somente para as disciplinas de Contabilidade de Custos I e Custos II, nao houve diferenca estatisticamente significativa no rendimento academico. Os resultados fortalecem os principios defendidos pela Teoria da Assimilação proposta por Ausubel (1968).


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1229



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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