Avaliação de Livro de Lingua Portuguesa Adotado para o 3º ano do Ensino Medio Público do Rio de Janeiro

Martha Isolda Tenorio Padilha, Ligia Gomes Elliot, Cilene da Cunha Pereira

Resumo


Neste estudo, avaliou-se até que ponto o livro Português: linguagens, volume 3, Ensino Médio (CEREJA; MAGALHÃES, 2005), adotado pela rede de ensino pública do Estado do Rio de Janeiro, atende, em seus textos e exercícios, aos descritores da Matriz de  Habilidades do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O domínio da Língua Portuguesa é essencial a qualquer área do conhecimento e está intimamente ligado ao sucesso de quem aprende. A leitura fluente permite ao homem situar-se com os outros, possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. Para a análise dos exercícios do livro didático em estudo, foi elaborada uma ficha de registro com quatro colunas para o levantamento dos seguintes dados: indicação da unidade, do capítulo, da página nas quais os exercícios eram apresentados no livro e a transcrição do exercício proposto. Os resultados indicaram que, de um modo geral, os textos e os exercícios do livro atendem aos descritores da Matriz. Porém, no Ensino Médio, deve-se dar ênfase a textos argumentativos, além dos literários. Logo, causa estranheza o baixo percentual de exercícios que contemplam habilidades importantes como distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; identificar a tese de um texto; estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-Ia; reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Observa-se, ainda, uma grande lacuna no tocante à verificação da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Literatura, matéria estudada nos três anos dessa etapa do Ensino Básico e que é cobrada nos exames vestibulares de todo o País. Recomenda-se, portanto, que o professor esteja atento aos descritores que foram pouco trabalhados, assim como ao descritor que não foi abordado, para a possível utilização de material e exercícios complementares.


Palavras-chave


Avaliação de livro didatico; Habilidades do SAEB; Lingua Portuguesa.

Texto completo:

PDF PDF (Español (España))


DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v3i8.117



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  6. Qualis/CAPES - Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasilia, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar

 

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank