Avaliando a Reorientação da Formação Profissional no Curso de Enfermagem da Universidade Unochapecó

Fá¡tima Ferretti, Maria Elisabeth Kleba da Silva

Resumo


O estudo analisou como os atores envolvidos no processo de formação percebem o curso de graduação em enfermagem da Unochapecó por meio dos estágios estabelecidos no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde 2005, que visa promover maior adequação da graduação às diretrizes do SUS e às necessidades da população. As técnicas e os instrumentos de avaliação do estudo incluíram questionário aplicado aos professores, estudantes, profissionais/gestores do serviço e usuários e um seminário de avaliação. Os resultados demonstram um cenário positivo, onde várias características do curso foram avaliadas dentro do estágio intermediário e algumas já no estágio 3, situação estabelecida como a desejada no documento do SINAES-2005. O curso de enfermagem da Unochapecó desenvolve ações visando à integração dos conteúdos e práticas focadas no princípio da integralidade; metodologias ativas na formação e fortalecimento da articulação com a rede básica de saúde.

Palavras-chave


Avaliação; Formação em saúde; Educação em enfermagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v3i9.116



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