Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun. A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Claudio Rejane da Silva Dantas, Neusa Teresinha Massoni, Flávia Maria Teixeira dos Santos
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Efetividade da educação no trabalho em um programa de saúde: uma estratégia para a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Maria da Graça Munareto Rodrigues, Maria de Lourdes Drachler, Jussara Munareto, José Carlos de Carvalho Leite
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Avaliação institucional de escolas de Educação Básica em Portugal: políticas, processos e práticas Resumo
Virgínio Sá
 
v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio? Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Leonor Santos
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Uso de indicadores para diagnóstico situacional de Instituições de Ensino Superior Resumo
Wagner Bandeira Andriola, Adriana Castro Araújo
 
v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar. O uso do valor numérico dos advérbios de quantidade e frequência na medição de padrões de comportamento: das escalas ordinais às escalas de intervalos Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Artur Marecos Parreira e Moreira Gonçalves, Ana Lorga da Silva
 
v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set. Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros Resumo  SciELO  SciELO (Español (España))  SciELO (English)
Tárcia Rita Davoglio, Bettina Steren dos Santos, Carla da Conceição Lettnin
 
v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez. Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Adriana Bauer, Nathalia Cassettari, Romualdo Portela de Oliveira
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Avaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialógico-problematizadora: categorias de análise Resumo  SciELO  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Marcelo Lambach, Carlos Alberto Marques, Antônio Fernando Gouvêa da Silva
 
v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar. Eficácia docente no ensino da matemática Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Suely da Silva Rodrigues
 
v. 22, n. 85 (2014): Revista Ensaio - Out./Dez. Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1996-2011). Resumo
Rafael Gabriel de Oliveira Júnior, Adolfo Ignácio Calderón
 
v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun. Avaliação multidimensional da liderança educacional: chaves para a melhoria da escola Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Antonio Bolívar Botía, Katia Caballero Rodríguez, Marina García-Garnica
 
v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez. Sobre a melhoria da produção e da avaliação de periódicos científicos no Brasil Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Branca Jurema Ponce, Cícero Barbosa da Silva, José dos Santos Sousa, Daniela Anjos, Érika Simone de Almeida Carlos Dias, Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Maria Blizabeth Biaconcini de Almeida, Silvana Alves Freitas, Emerson de Pietri, Rosângela Gavioli Prieto, Evani Camargo, Jordanna Castelo Branco, José Luís Bizelli, Lana Mara de Castro Siman, Luci Regina Muzzeti, Magali dos Reis, Edna Martins, Maria Luisa Bissoto, Monica Rabelo de Castro, Nelson Gimenes, Regina Gualtieri, Regis Silva, Ricardo Ribeiro, Sebastião de Souza Lemes
 
v. 13, n. 46 (2005): Revista Ensaio - Jan./Mar. Questões éticas da prática de avaliação no contexto político brasileiro Resumo
Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Thereza Penna Firme, Ana Carolina Letichevsky
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Os cavalos também caem: Tratado das inconsistências do IDEB Resumo
Dalson Figueiredo, Erinaldo Carmo, Romero Maia, Lucas Silva
 
v. 26, n. 99 (2018): Revista Ensaio Abr./Jun. “O que é o bom resultado?” Indagando o sentido da avaliação e suas articulações curriculares Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Rita de Cássia Prazeres Frangella, Juliana Camila Barbosa Mendes
 
v. 25, n. 96 (2017): Revista Ensaio Jul./Set. Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Cynthia Bisinoto, Leandro da Silva Almeida
 
v. 15, n. 56 (2007): Revista Ensaio - Jul./Set. Um sistema fuzzy de suporte à decisão para meta-avaliação uma nova abordagem e um estudo de caso desenvolvidos no Brasil Resumo
Ana Carolina Letichevsky, Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco, Ricardo Tanschei
 
v. 25, n. 96 (2017): Revista Ensaio Jul./Set. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Mylene Cristina Santiago, Mônica Pereira dos Santos, Sandra Cordeiro de Melo
 
v. 21, n. 78 (2013): Revista Ensaio - Jan./Mar. Avaliação em Educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos Resumo
Domingos Fernandes
 
v. 12, n. 45 (2004): Revista Ensaio - Out./Dez. Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de caso Resumo
Roberto Guimarães Boclin
 
v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar. O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as perceções dos professores pós-graduados Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Ana Rita Faria, Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Maria Helena Peralta
 
v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar. As ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Paulo Sérgio da Costa Neves, André Faro, Heike Schmitz
 
v. 22, n. 85 (2014): Revista Ensaio - Out./Dez. Espaço Comum de Ensino Superior da União Europeia, América Latina e Caribe (ECES – UEALC): Nova forma de incorporação dependente? Resumo
Zacarias Gama, Raquel Villardi
 
v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar. Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres Resumo  SciElo  SciElo (English)  SciElo (Español (España))
Tufi Machado Soares, Alicia Bonamino, Nigel Brooke, Neimar da Silva Fernandes
 
v. 17, n. 63 (2009): Revista Ensaio - Abr./Jun. Do diagnóstico às questões avaliativas: um caminho possível via prática de avaliação em educação a distância Resumo
Angela Carrancho da Silva, Christina Marília Teixeira da Silva
 
v. 20, n. 77 (2012): Revista Ensaio - Out./Dez. Trajetória do sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado do Rio Grande do Sul Resumo
Carmen Maria Koetz, Flávia Obino Corrêa Werle
 
v. 26, n. 99 (2018): Revista Ensaio Abr./Jun. Desenho e construção de um instrumento de avaliação da competição matemática: aplicabilidade prática de um julgamento de especialistas Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Ramón García Perales
 
AHEAD OF PRINT A utilização do modelo multifacetas de Rasch na análise das influências dos avaliadores sobre as avaliações com itens abertos Resumo
Sonia Ferreira Lopes Toffoli, Cristina Valéria Bulhões Simon
 
v. 20, n. 75 (2012): Revista Ensaio - Abr./Jun. Uso de equações estruturais para validar um modelo explicativo da relação entre domínio tecnológico, interação e aprendizagem colaborativa na Educação a Distância (EaD) Resumo
Andréa Soares Rocha da Silva, Wagner Bandeira Andriola
 
v. 17, n. 62 (2009): Revista Ensaio - Jan./Mar. Cultura de Avaliação e Política de Avaliação como guias para a sua Prática: Reflexões a respeito da Experiência Brasileira. Resumo
Thereza Penna Firme, Ana Carolina Letichevsky, Ângela Cristina Dannemann, Vathsala Stone
 
v. 15, n. 55 (2007): Revista Ensaio - Abr./Jun. Melhoria da situação de uma comunidade brasileira de baixa renda: Expressiva conseqüência de sua avaliação Resumo
Thereza Penna Firme, Ana Carolina Letichevsky
 
v. 23, n. 88 (2015): Revista Ensaio - Jul./Set. Sobre a complementaridade da teoria clássica dos testes e dos modelos de resposta ao Item: estimativas da dificuldade do item e testes adaptativos computarizados Resumo  SciElo (English)
Patrícia Costa, Maria Eugénia Ferrão
 
v. 17, n. 62 (2009): Revista Ensaio - Jan./Mar. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar Resumo
Sérgio Antônio da Silva Leite, Samantha Kager
 
v. 17, n. 62 (2009): Revista Ensaio - Jan./Mar. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar da sala de aula Resumo
Claudia Carla de Azevedo Brunelli Rêgo, Nívea Maria Fraga Rocha
 
v. 14, n. 51 (2006): Revista Ensaio - Abr./Jun. A contribuição da disciplina de introdução à engenharia química no diagnóstico da evasão Resumo
Rosenir Rita de Cássia Moreira da Silva, Fernando Benedicto Mainier, Fabio Barboza Passos
 
v. 19, n. 71 (2011): Revista Ensaio - Abr./Jun. A integração sistêmica entre pós-graduação e educação básica no Brasil: contribuição teórica para um "estado da arte" Resumo
William Barbosa Vianna, Leonardo Ensslin, Edilson Giffhorn
 
v. 19, n. 71 (2011): Revista Ensaio - Abr./Jun. Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências Resumo  SciElo
Maria das Graças Medeiros Tavares, Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert
 
v. 19, n. 73 (2011): Revista Ensaio - Out./Dez. Meta-avaliação: das abordagens às possibilidades de aplicação Resumo
Ligia Gomes Elliot
 
v. 23, n. 89 (2015): Revista Ensaio - Out./Dez. Federalismo educacional esfacelado? Um estudo de caso sobre o piso salarial Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Gustavo Joaquim Lisboa
 
v. 17, n. 64 (2009): Revista Ensaio - Jul./Set. Políticas de gestão da educação pública escolar no Chile (1990-2010): uma avaliação inicial Resumo
Sebastián Donoso Dí­az, Gonzalo Donoso
 
v. 23, n. 86 (2015): Revista Ensaio Jan./Mar. Indicadores para avaliação de programas educacionais: desafios metodológicos Resumo  SciElo  HTML
Adriana Bauer, Sandra Zákia Sousa
 
v. 17, n. 64 (2009): Revista Ensaio - Jul./Set. Processo nacional de avaliação do rendimento escolar: tema esquecido entre os Sistemas Municipais de Ensino Resumo
Flavia Obino Correa Werle, Adriane Brill Thum, Alenis Cleusa de Andrade
 
v. 13, n. 48 (2005): Revista Ensaio - Jul./Set. Da construção de capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões Resumo
Daniel Braga Brandão, Rogério Renato Silva, Cássia Maria Carraco Palos
 
v. 17, n. 63 (2009): Revista Ensaio - Abr./Jun. Plano de carreira e avaliação dos professores: encontros e desencontros Resumo
Janete Palazzo, Candido Alberto Gomes
 
v. 15, n. 54 (2007): Revista Ensaio - Jan./Mar. Iniciação científica: uma metodologia de avaliação Resumo
Pierre Ohayon, Lygia V. de Aquino, Ana Lúcia G. Maravalhas, Beatriz B. Marques dos Santos, Edna A. Barreto, Marlene J. S. Bezerra
 
v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar. A “realidade” de cada escola e a recepção de políticas educacionais Resumo  SciELO  SciELO (English)  SciELO (Español (España))
Rodrigo Rosistolato, Ana Pires do Prado, Leane Rodrigues Martins
 
v. 13, n. 48 (2005): Revista Ensaio - Jul./Set. Avaliação em alfabetização Resumo
João Batista Araújo e Oliveira
 
v. 17, n. 63 (2009): Revista Ensaio - Abr./Jun. Avaliação da concessão legal de poder da escola de medicina da Universidade de Stanford: usando um amigo crítico para melhorar a experiência na residência Resumo
David Fetterman
 
v. 23, n. 86 (2015): Revista Ensaio Jan./Mar. Avaliação da satisfação de alunos por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item Resumo  SciElo
Fernando de Jesus Moreira Junior, Andreia Zanella, Luis Felipe Dias Lopes, Enio Júnior Seidel
 
1 a 50 de 131 itens 1 2 3 > >> 

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"