Analise da metodologia de ensino de ciencias nas escolas da rede municipal de Recife

Kenio Erithon Cavalcante Lima, Simao Dias Vasconcelos

Resumo


O professor de Ciencias enfrenta uma serie de desafios para superar limitacoes metodologicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar. Este trabalho buscou conhecer as principais dificuldades e metodologias de ensino de Ciencias da rede pública municipal do Recife. Atraves de entrevista com 42 professores de 31 escolas, observamos que eles usam o livro didatico como o recurso mais freqüente, diversificam suas estrategias de avaliação, e buscam, na medida do possivel, desenvolver atividades extra-classe. Consideram como os assuntos mais dificeis de abordar os temas ligados à Fisica e Quimica, e como os assuntos que mais despertam a atencao de seus alunos os temas de Sexualidade e Meio Ambiente. Os professores citam o custo alto dos livros e revistas cientificas e a falta de tempo como principais empecilhos para sua atualização pedagogica, e mantem fraca interação com universidades locais. Destaca-se a importância de uma educação continuada como mecanismo de atualização conceitual e metodologica.

Palavras-chave


Educação continuada; Escola pública; Perfil do educador; Avaliação; Recursos didaticos

Referências


BARDIN, L. Analise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Editora 70, 2004. [ Links ]

BARROS, C.; PAULINO, W. R. Os seres vivos. 66. ed. Sao Paulo: Atica, 2002. [ Links ]

BAZZO, V. L. Para onde vao as licenciaturas?: a formacao de professores e as politicas públicas. Educacao, Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. [ Links ]

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. O professor e seu desenvolvimento profissional: superando a concepcao do algoz incompetente. Caderno CEDES, Campinas, SP, v. 19 n. 44, p. 33-45, 1998. [ Links ]

FRAZZON, L. M. O compromisso da Universidade com a formacao continuada do professor. Revista Roteiro, Joacaba, RS, v. 26, n. 46, p. 81-91, 2001. [ Links ]

HADJI, C. Avaliacao desmistificada. Porto Alegre: ARTMED, 2001. [ Links ]

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 7. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2005. [ Links ]

HOLMESLAND, I. S. Qualidade e equidade no acesso ao conhecimento: experiencias de uma sociedade igualitaria. Educacao, Porto Alegre, ano 26, n. 50, p. 45–70, 2003. [ Links ]

JESUS, S. N.; SOUZA J. C. V. Desenvolvimento profissional e motivacao dos professores. Educacao, Porto Alegre, ano 27, v.1, n. 52, p. 39-58, 2004. [ Links ]

KRASILCHIK, M. Pratica de ensino de biologia. 4. ed. Sao Paulo: Ed. da USP, p.198, 2004. [ Links ]

KRUGER, V. Formacao continuada de professores de ciencias: o trabalho docente como referencia. Educacao, Porto Alegre, ano 26, n. 51, p. 69-85, 2003. [ Links ]

LA LUZ, M.; SANTOS, M. T. Vivendo ciencias. Sao Paulo: FTD, 2002. [ Links ]

LOGUERCIO, R. Q.; PINO, J. C. D.; SOUZA, D. O. G., A educacao e o livro didatico: implicacoes sociais. Educacao, Porto Alegre, ano 25, n. 48, p. 183-193, 2002. [ Links ]

PEREIRA, L. C.; SOUZA, N. A. Concepcao e pratica de avaliacao: um confronto necessario no ensino medio. Estudos em Avaliacao Educacional: revista da Fundacao Carlos Chagas, Sao Paulo, n. 29, p. 191-208, 2004. [ Links ]

SILVA, C. M. T.; AZEVEDO, N. S. N. O significado das tecnologias de informacao para educadores. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao: revista da Fundacao Cesgranrio, , v. 13, n. 46, p. 39-54, 2005. [ Links ]

SOUTO, E. Intervencoes alternativas e analise do material de apoio didatico no ensino de zoologia. 2003. 53 f. Dissertacao (Mestrado em Biologia Animal)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. [ Links ]

TEDESCO, J. C. Los nuevos desafios de la formacion docente. Revista de Tecnologia Educativa, Santiago, Chile, v. 14, n. 3, p. 323-337, 2000. [ Links ]

VIANNA, D. M.; CARVALHO, A. M. P. Formacao permanente: a necessidade da informacao entre a ciencia dos cientistas e a ciencia da sala de aula. Ciencia e Educacao, Sao Paulo, v. 6, n. 1, p. 31-42, 2000. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.