Estudantes em situação de risco e prevencao

Geraldo Caliman

Resumo


A escola fundamental, seja ela no Brasil como no exterior, passa por constantes reformas. A historica passagem de uma escola de elite para uma escola de massa coincide com o periodo em que a crianca passa a ser reconhecida como pessoa, sujeito de direitos e cidada. O artigo mostra como quem freqüenta a escola nos nossos tempos sao criancas e adolescentes de extracoes sociais diversas, cada um deles com uma historia pessoal que para alguns e regular, mas para outros e caracterizada por situacoes de risco, marcada por fracassos, desvantagens, mal-estar e sofrimentos dos mais diferentes tipos. Visto que e impossivel impedir que a realidade contextual envolva as salas de aula, considera-se a urgencia de ponderar necessidades e direitos de uma gama de estudantes em situação de desvantagem e risco social cuja principal variavel refere-se à desigualdade social e desemboca em inúmeras dificuldades como: baixo rendimento escolar, manifestacoes de hostilidade (bullying), adaptação ao proprio papel de estudante e interação social. O artigo mostra tambem como, na historia recente, a interpretação da relação entre condicoes de desvantagem social e instrução baseou-se em diferentes hipoteses. Cada uma dessas hipoteses - a desvantagem sociocultural como diversidade de talentos, como handicap natural, a desvantagem de tipo estrutural, as desvantagens devidas a caracteristicas de ordem qualitativo-organizacional da escola, como incapacidade da escola de fornecer um ensino adequado, como relação prejudicada entre professor aluno - a partir do periodo pos-guerra, adotou diferentes modelos de enfrentamento.

Palavras-chave


Risco social; Reforma da escola; Direitos da infância; Exclusao social; Responsabilidade social

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