Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio politico-pedagogico

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Lucia Pereira Leite

Resumo


Na realidade brasileira a proposta da construção de um sistema educacional inclusivo encontra-se amparada legalmente e em principios teoricos fundamentados em ideais democraticos de igualdade, eqüidade e diversidade. No entanto, muitas vezes, as práticas inclusivas se distanciam sobremaneira das proposicoes teoricas e legais. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir aspectos relacionados ao delineamento de politicas públicas de inclusao educacional, considerando as acoes politico-administrativas e as de carater pedagogico. Colocamos em debate as dificuldades de apreensao do carater inter-setorial do processo, do conceito de educação inclusiva, como tambem as dificuldades de materialização de práticas nao excludentes, da transformação do contexto educacional, tanto no que se refere às concepcoes quanto às acoes na busca de implantação e implementação de um sistema inclusivo.

Palavras-chave


Sistema educacional inclusivo; Praticas pedagogicas inclusivas; Acoes politico-pedagogicas

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