O fenômeno das explicacoes: aspectos da realidade portuguesa e do contexto global

Jorge Adelino Costa, Antônio Neto-Mendes, Alexandre Ventura, Sara Azevedo

Resumo


As explicacoes (private tutoring), como fenômeno que ocorre geralmente fora da escola, podem ser interpretadas sob múltiplos pontos de vista: como instrumento pedagogico a servico dos alunos que ja experimentaram ou perspectivam vir a experimentar insucesso escolar; como adjuvante das familias na conquista das melhores posicoes para disputar o selectivo processo de ingresso no ensino superior; como expressao do mercado educativo, em que as familias exercem liberdade de escolha; como fenômeno que pode induzir formas de pressao externa sobre a escola, nomeadamente quando pode ser identificado pelos "consumidores" (familias) como sintoma da reduzida qualidade e eficácia das escolas; ou, pelo contrario, como aliado das escolas na obtencao dos melhores resultados nos exames tendo em vista a melhoria do posicionamento respectivo no chamado ranking das escolas. Seja qual for a perspectiva adoptada, parece-nos essencial conhecer os contornos do fenômeno, quer em Portugal, quer noutros contextos nacionais. 
Na sequencia de uma investigação acerca da tematica das explicacoes iniciada em 2001, que conta ja com cinco anos sucessivos de recolhas de informação, realizada atraves de inquerito por questionario dirigido a todos os alunos do 12º ano (último ano do ensino secundario portugues, o ano escolar que precede o acesso ao ensino superior) de quatro escolas secundarias de uma cidade do litoral portugues a que chamamos Cidade Aquarela, apresentamos neste artigo alguns dos dados relativos ao ano lectivo de 2005/2006.

Palavras-chave


Explicacoes/aulas particulares; Sucesso escolar; Equidade; Mercado da educação

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