Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visao dos discentes

Jailson de Oliveira Arieira, Claudia Regina Dias-Arieira, Jose Paulo Alves Fusco, Jose Benedito Sacomano, Maria Odette de Pauli Bettega

Resumo


A Educação a Distância e um importante movimento no contexto educacional que ganhou espaco recentemente devido ao impulso que recebeu com o desenvolvimento das ferramentas de informatica e de comunicacoes. E nesse contexto que o presente trabalho se insere, abundância de recursos tecnologicos, rapidez nas comunicacoes, maior interatividade via internet e exigencia de capacitação por parte do mercado de trabalho. O presente trabalho teve como objetivos: evidenciar a posicao dos academicos do ensino presencial sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opiniao dos academicos; avaliar a percepcao dos academicos, em relação às vantagens e desvantagens da metodologia, de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionarios semiestruturados com um grupo de 30 academicos de uma Instituicao de Ensino Superior. Com relação aos resultados obtidos, merece atencao a forma com que os academicos receberam e se inseriram na dinâmica do ensino on line. A maioria dos alunos mostrou-se satisfeita com os resultados alcancados e com as possibilidades que a plataforma de ensino a distância permite para a complementação do aprendizado. 
Verificou-se que os academicos reconhecem a importância da Educação a Distância, mas preferem ainda o modelo tradicional do ensino presencial. Vale ressaltar que o trabalho trata de um estudo exploratorio, onde foram levantadas questoes sobre o assunto, as quais deverao ser mais bem exploradas e discutidas em outros trabalhos, tais como:como os academicos gostariam de utilizar a ferramenta Moodle; quais os aspectos ou fatores motivadores do estudo a distância.

Palavras-chave


Educação a distância; Avaliação discente; Metodologia de ensino

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