A Educação para valores e as politicas públicas educacionais

Claudia Pradel, Jorge Alberto Torreao Dau

Resumo


A Constituicao da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, estabelece como um dos objetivos fundamentais da República a construção de uma sociedade livre, justa e solidaria, em que se promova o bem de todos, sem preconceitos ou discriminação. Em termos de politica de educação, tal anseio e refletido quando, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), escolhe-se a cidadania como "eixo vertebrador da educação escolar" (PARÂMETROS..., 2000, p. 25). Nesse sentido, elege-se a etica como um dos temas transversais a serem contemplados pelas instituicoes da educação basica. O desenvolvimento moral pode ser visto como uma das bases para a efetivação de um ensino inclusivo e que verdadeiramente promova os objetivos ja citados, a partir do momento em que possibilita a percepcao e a vivencia das caracteristicas multidimensionais que a educação idealmente deve ter. Assim, em um primeiro momento, deseja-se investigar de que forma a educação para valores, como instrumento para a construção de um ambiente social etico, esta sendo vivida no espaco escolar atual. A partir dessa investigação, pretende-se oferecer pistas que permitam o desenvolvimento de um curriculo que leve ao desenvolvimento da cidadania, atraves de uma integração entre o moral e o academico. Deste modo, entende-se que o tema deve levar à apresentação de uma proposta de trabalho a ser desenvolvida sobre a questao especifica da educação para valores, devidamente justificada e fundamentada.

Palavras-chave


Curriculo; Educação; Escola; Valores; Inclusao

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