Novas politicas de apoio à pos-graduação: o caso FAPEMIG-CAPES

Francisco Cesar de Sa Barreto, Mario Neto Borges

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de fomento à pos-graduação adotado em Minas Gerais pela FAPEMIG em parceria com a CAPES. Trata-se de uma experiencia inovadora que visa aperfeicoar e potencializar o uso dos recursos das agencias envolvidas ao mesmo tempo em que concentra esforcos nas necessidades especificas do Estado. As principais acoes deste modelo focam na busca da excelencia na pos-graduação de Minas Gerais e na aceleração do processo de formação de doutores e pesquisadores. Os fundamentos para estas acoes sao baseados na necessidade urgente de acelerar o processo de desenvolvimento científico e tecnologico no pais com qualidade compativel com o cenario internacional. Os principais pilares do modelo sao descritos em detalhes e podem transformar-se em politicas de fomento de carater nacional. 

Palavras-chave


Pos-graduação; Politica de fomento; Qualidade

Referências


BRASIL. Decreto-Lei nº. 719, de 31 de julho de 1969. Cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico e da outras providencias. Diario Oficial da Uniao, Brasilia, DF, 31 jul. 1969. [ Links ]

______. Lei nº. 8.172, de 18 de janeiro de 1991. Restabelece o Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. Diario Oficial da Uniao, Brasilia, DF, 22 jan. 1991. Disponivel em: . Acesso em: 23 nov. 2009. [ Links ]

______. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispoe sobre incentivos à inovacao e à pesquisa cientifica e tecnologica no ambiente produtivo e da outras providencias. Diario Oficial da Uniao, Brasilia, DF, 3 dez. 2004. [ Links ]

______. Lei nº. 11.196, de 21 de novembro de 2005. Institui o Regime Especial de Tributacao para a Plataforma de Exportacao de Servicos de Tecnologia da Informacao. Diario Oficial da Uniao, Brasilia, DF, 22 nov. 2005. Disponivel em: . Acesso em: 13 nov. 2009. [ Links ]

______. Ministerio da Educacao. Plano Nacional de Pos-Graduacao - PNPG 2005-2010. Brasilia, DF, 2005. [ Links ]

CAPES. Pos-graduacao. Brasilia, DF, 2008. Disponivel em: . Acesso em: 10 nov. 2009. [ Links ]

CASTRO, C. M. A pos-graduacao e a CAPES: o que deu certo e o que deve ser feito. Infocapes, v. 10, n. 2, p. 138-143, 2002. [ Links ]

CNPq. Apresentacao. Brasilia, DF, 2006. Disponivel em: . Acesso em: 10 nov. 2009. [ Links ]

FAPEMIG. Belo Horizonte, 2008. Disponivel em: . Acesso em: 10 nov. 2009. [ Links ]

FAPESP. Sao Paulo, 2009. Disponivel em:. Acesso em: 10 nov. 2009. [ Links ]

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestao. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Minas on Line, Belo Horizonte, 2000. Disponivel em: . Acesso em: 12 nov. 2009. [ Links ]

NATIONAL SCIENCE FOUNDATION. Statistics, Arlington, Virginia, 2000. Disponivel em: . Acesso em: 13 nov. 2009. [ Links ]

RODRIGUEZ, A.; DAHLMAN, C.; SAMI, J. Conhecimento e inovacao para a competitividade. Brasilia, DF: Banco Mundial: CNI, 2008. [ Links ]

SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econômico. Sao Paulo: Abril Cultural, 1982. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.