Avaliação de escolas públicas atraves de desenhos: um estudo comparativo de tres escolas da cidade do Rio de Janeiro

Edson Alves de Souza Filho, Fernanda Insfran, Ana Paula Magalhaes, Daise Rosas

Resumo


O objetivo deste trabalho foi testar um metodo de avaliação de escolas públicas atraves do desenho e refletir sobre sua aplicabilidade para compreensao de fenômenos psicossociais que ocorrem no ambiente escolar. Supomos que a linguagem verbal tende a favorecer as normas sociais mais influentes no ambiente academico e fora dele, prejudicando a expressao de individuos e grupos que adotam outras normas, supostamente menos legitimas e/ou nao reconhecidas socialmente. Os participantes foram estudantes de ensino fundamental e medio de escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Eles fizeram um desenho da escola onde estudavam e, em seguida, outro desenho sobre o interior da mesma e, enfim, verbalizaram sobre os desenhos feitos. Constatamos tendencias de valorização positiva da imagem da escola e menor envolvimento em atividades tipicas de ensino e aprendizagem. A escola desenhada indicou necessidade de um trabalho de dinâmica grupal no ambiente escolar de modo a inserir os estudantes.

Palavras-chave


Avaliação escolar; Desenho da escola; Psicologia social da educação

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