Avaliação da aprendizagem de justica em alunos de Ensino Medio

Humberto Silva de Lima, Maria Judith Sucupira da Costa Lins

Resumo


Aprendizagem de justica e fundamental para o cidadão. O problema central desta pesquisa e avaliar como alunos de ensino medio aprendem a virtude Justica. Esta pesquisa objetiva avaliar como alunos do Ensino Medio realizam a construção desta virtude. Este artigo apresenta a proposta didatica desenvolvida por alunos do terceiro ano do Ensino Medio que por meio de leitura e escritas de textos organizaram seu pensamento e pratica sobre justica. Foi-lhes possibilitado observar o que entendiam por justica e como chegaram a um conceito desta virtude. A fundamentação teorica tem base na filosofia moral de AlasdairMacIntyre. Este filosofo aponta a desordem moral existente na sociedade atual e chama a atencao para a moral de emotivismo. Ele considera as virtudes aristotelicas numa perspectiva para o seculo XXI como um paradigma para a vivencia moral. Esta e uma pesquisa qualitativa e a metodologia foi a Escuta Sensivel descrita por Rene Barbier. Os dados foram analisados de acordo com a teoria de Laurence Bardin. Resultados mostram que os alunos gradualmente mudaram o conceito emotivo de justica para o conceito de justica como uma virtude.


Palavras-chave


Avaliação; Etica; Justica; Educação Moral; Emotivismo

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