Fatores significativos no rendimento excelente: PISA e outros estudos

Carmen Jimenez Fernandez, Maria de los Angeles Baeza Delgado

Resumo


O presente trabalho se centra em tres pesquisas sobre alunos com rendimento excelente. O estudo de PISA Top of de class, que analisa os fatores subjacentes ao rendimento excelente de alunos entre 15 e16 anos; o estudo de uma amostra de alunos espanhois que obtiveram o Premio Extraordinario de Ensino Medio e um terceiro estudo sobre alunos que obtiveram Bolsa de Excelencia para estudar na Universidade de Madrid. Chega-se à conclusao que embora a procedencia social nao seja determinante, a maior parte dos alunos com rendimento excelente procedem de ambientes culturalmente favorecidos, ainda que o centro escolar exerce maior influencia que a classe social; a quantidade de horas semanais que o curriculo dedica ao ensino das disciplinas fundamentais e a quantidade de horas que o aluno dedica ao estudo sao fatores importantes do rendimento excelente; os centros com melhor rendimento atraem mais aos alunos com rendimento excelente e, por sua vez, ha mais alunos com rendimento excelente nos centros mais elitistas; no estudo de PISA nao ha diferencas de genero, no Ensino Medio e na Universidade persistem redutos sexistas.

Palavras-chave


Fatores do rendimento excelente; Escola e rendimento excelente; Esforco e rendimento excelente

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.