Gestao educativa: analise de uma experiencia

Marina Graziela Feldmann, Maria Luiza Andreozzi

Resumo


O estudo refere-se à implantação do modelo estrategico-educativo de gestao, proposto e desenvolvido pela Pro-Reitoria de Graduação da PUC-SP, de 2008 a 2012. Discute conceitos que compreendem os referentes administrativos indissociaveis da participação academica e da funcao social da PUC-SP. Interpreta a gestao como um conjunto de processos capaz de interpretar o dinamismo e a complexidade da PUC-SP, definindo e executando acoes que incorporam, em si, ao mesmo tempo, movimentos de avaliação diagnostica, de gerencia de informações e de difusao do conhecimento com vistas à formação dos envolvidos. Os resultados sugerem uma relação positiva entre o modelo estrategico-educativo e o alcance das metas propostas no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.

Palavras-chave


Gestao/PUC-SP; Modelo Estrategico-Educativo; Formação

Referências


CONAES. Instrumento de AvaliaA§A£o de cursos de graduaA§A£o. BrasA­lia, DF: INEP, 2010, p. 10.

FELDMANN, M. G. FormaA§A£o de professores e cotidiano escolar. In: FELDMANN, M. G. (Org.). FormaA§A£o de professores e escola na contemporaneidade. SA£o Paulo: Editora SENAC, 2009.

FERNANDES, A. S. Contextos da intervenA§A£o educativa local e a experiAancia dos municA­pios portugueses em JoA£o Formosinho. In: FERNANDES, A. S.; MACHADO, J; FERREIRA, F. I. AdministraA§A£o da EducaA§A£o: lA³gicas burocrA¡ticas e lA³gicas de mediaA§A£o. Porto: EdiA§Aµes Asa, 2005. p. 193-221.

MATUS, C. PolA­tica: planejamento e governo. BrasA­lia, DF: Editora IPEA, 1993.

PONTIFACIA UNIVERSIDADE CATA“LICA DE SAƒO PAULO. Estatuto da PontifA­cia Universidade CatA³lica de SA£o Paulo. SA£o Paulo: PUC, 2009a.

_______. Regimento Geral da PontifA­cia Universidade CatA³lica de SA£o Paulo. SA£o Paulo: PUC, 2009b.

______. RelatA³rio ComissA£o PrA³pria de AvaliaA§A£o: (CPA): autoavaliaA§A£o institucional da PUC-SP: Ciclo 2007/2008. SA£o Paulo: PUC, 2009c.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.